Workshop “Anatomia de um Ensaio Fotográfico” com Eder Chiodetto

Por Eder Chiodetto [São Paulo, SP, 1965]


Descrição do curso
Compartilhe


Os interessados deverão enviar seus trabalhos para pré-seleção.
Os participantes deverão enviar Biografia pessoal resumida; Endereço eletrônico (link) (flickr, picassa, behance, etc..) para acesso ao ensaio e/ou trabalho fotográfico (conjunto de fotografias com unidade temática e/ou técnica), contendo até 20 (vinte) fotografias.
Enviar para o e-mail: contato@3emeio.com.br

Local

Conteúdo

Dia 01:
– O curador e editor Eder Chiodetto fará uma abordagem pormenorizada, a partir de suas pesquisas, sobre a criação conceitual e estética, edição e
finalização de ensaios e séries fotográficas, ilustrando os tópicos com projeção de imagens e livros de diversos fotógrafos nacionais e estrangeiros.
– Abordagem preliminar sobre processos curatoriais: o recorte de um acervo; adequação do trabalho ao espaço expositivo; o pensamento museográfico; a confecção de um catálogo/folder, etc.
Dia 02:
– Mostra e discussão dos trabalhos selecionados para alguns projetos curatoriais realizado pelo palestrante.
– Leitura aberta de portfólios dos participantes do workshop. Cada participante pode trazer no máximo dois ensaios com até 25 fotografias cada.
Se não há ensaios finalizados, trazer até 50 fotografias para discussão de edição. Pede-se que as imagens sejam levadas em cópias de trabalho, apenas como referência. Leitura de portfólio em computadores não são funcionais.

Dia 03:
– Continuação das leituras abertas de portfólios.
– Encerramento do workshop.

Público-alvo

Fotógrafos profissionais ou amadores avançados com produção autoral em andamento, seja em fotografia documental ou de caráter
experimental/ artístico.

Cronograma

Início: 07 de Dezembro de 2012

Duração: 08 horas em três dias consecutivos (sexta a domingo)

Dias/horários: 07/12/12 sexta-feira das 18h às 20:30h
08/12/12 sábado das 10h às 13h
09/12/12 domingo das 10h às 13h

Ministrado por

Eder Chiodetto [São Paulo, SP, 1965] é mestre em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, jornalista, fotógrafo, curador independente e crítico de fotografia. É autor do livro O Lugar do Escritor (Cosac Naify), um dos vencedores do prêmio Jabuti 2004 e coordenador editorial da coleção “Fotoportátil” (Cosac Naify), entre outros títulos. Atua como curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP e realiza, desde 2004, projetos autorais de curadoria para diversas instituições no Brasil e no exterior. Atuou como repórter-fotográfico (1991-1995), editor (1995-2004) e crítico de fotografia (1996-2010) no jornal Folha de S.Paulo. Como docente ministrou aulas na Universidade Metodista de São Paulo e na Faculdade de Fotografia do Senac-SP. Atualmente coordena os Grupos de
Estudo e Criação em Fotografia, no seu ateliê, em São Paulo, atendendo cerca de 50 fotógrafos semanalmente. Em 2009 foi eleito o melhor curador de fotografia do país em eleição realizada pela revista Clix/Fotosite. Em outubro deste ano realizará a mostra "Mitologias - Fotografia Contemporânea Brasileira", na galeria Shiseido, em Tóquio, Japão.Curadorias recentes:

Olhar e Fingir – Fotografias da Coleção Auer (MAM-SP, 2009);
Henri Cartier-Bresson, Fotógrafo (Sesc Pinheiros, SP, 2009);
A Invenção de um Mundo – Acervo da Maison Europeénne de la
Photographie (Itaú Cultural, SP, 2009);
Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Sesc Belenzinho, SP, 2011);
Estratégias para Luzes Acidentais (galeria Luciana Brito, SP, 2011);
O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira (Maison
Européenne de la Photographie, Paris, 2012);
Inventário da Pele (galeria SIM, Curitiba, 2012);
Coleção Itaú de Fotografia Brasileira (Paço Imperial, RJ, 2012);
Documental Imaginário (Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro, 2012).


Formulário de pré-inscrição

Pré-inscriçã Workshop “Anatomia de um Ensaio Fotográfico” com Eder Chiodetto.


  1. Esta pré-inscrição não garante sua vaga no curso, a qual só será garantida mediante efetivação da matrícula;
  2. O 3emeio se reserva o direito de adiar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de participantes, cabendo ao 3emeio o reembolso integral do valor investido em caso de cancelamento;
  3. O aluno que abandonar o curso após não cumprimento de toda carga horária não será ressarcido do valor investido;
  4. O cancelamento da matrícula com até 15 dias antes de seu início, receberá reembolso ou estorno integral do pagamento efetuado.
  5. Entre 15 dias e 48 horas antes do início do curso, o reembolso será de 50% do valor pago.
  6. Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso não haverá restituição, podendo ser possível a indicação de outro aluno em seu lugar.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (81) 3040-2225 ou pelo e-mail contato@3emeio.com.br (Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h).