Curso de Curadoria Fotográfica – Ano III

Por Fabiana Bruno, Eder Chiodetto e Jean-Michel Bouhours


Descrição do curso
Pensar, construir e desdobrar a imagem.
Compartilhe


Curso de Curadoria fotográfica- Ano III

Pensar, construir e desdobrar a imagem.

O Curso de Curadoria Fotográfica consiste na continuidade e desenvolvimento de estudos críticos sobre projetos fotográficos e praticas curatoriais, desde o conceito até sua formatação final, com duração total de 60 horas, ministrada por três renomeados profissionais da área, de âmbito nacional e internacional

O programa será ministrado pelo curador Eder Chiodetto (SP), a pesquisadora Fabiana Bruno (SP) e o curador Jean-Michel Bouhours(FR ) - Curador Chefe do Centro George Pompidou de Paris.

Um projeto realizado pelo 3emeio, patrocínio do FUNCULTURA e parceria com o Portomídia e o Institute Français.

Inscrições GRATUITAS

Contato : contato@3emeio.com.br
81-3204-2141

Local

Local: Cais do Apolo,235.( Portomídia )

Conteúdo

O projeto visa capacitar fotógrafos, artistas plásticos, curadores e pesquisadores, de forma laboratorial, numa imersão que é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma linguagem fotográfica autoral contemporânea, estimulando a fotografia como um meio de expressão pessoal, político e conceitual, abrindo espaço para o experimentalismo e o desenvolvimento de práticas inovadoras para expandir o mecanismo que levam a constituição das curadorias fotográficas e de projetos curatoriais.

EMENTA: A oficina tem como proposta central proporcionar aos participantes dois módulos dedicados ao estudo e à criação no campo da fotografia, em três etapas distintas e complementares.

O programa está organizado com base em três pilares:

– Eixo I: Pensar a Imagem ; Eixo II: Pensar com a Imagem; Eixo III: Desdobrar a Imagem.

O curso será inteiramente gratuito! No entanto, teremos um processo de seleção no qual você deverá preencher o formulário no link logo abaixo:

http://docs.google.com/forms/d/1Ug7NIxtm_DnML4bZ-AmenTsTlANcgYfML7GziqRyRF8/

Além de enviar um portfólio/currículo para o e-mail: contato@3emeio.com.br

Inscrições serão até o dia 03 de julho.

Serão selecionados até 20 participantes.

Lista dos selecionados :

Alcione Ferreira

Andrezza Tavares de Souza

Bárbara Buril Lins

Betania Correa de Araujo

Camilo Lourenço Soares

Cecilia Urioste

Claudia Maria Luna Rangel

Edilson David dos Santos Filho

Fabiano Lucena de Araujo

Fernanda Freire de Souza

Iezu kaeru

José Afonso da Silva Junior

Julya Vasconcelos

Karla Fagundes

Leandro Pereira da Costa

Marina Didier Nunes Gallo

Marina Feldhues Ramos

Matheus Gonçalves Beltrão Nunes

Mergulha e Voa

Mitsy Tamara Cruz de Queiroz

Morgana Braga Costa Lima

Nara Neves Pires Galvão

Priscilla Buhr

Renata Maria Victor de Araujo

Renata Costa Cézar de Albuquerque

Thaisa Bezerra Figueiredo

Cotas FUNDARPE :

André Aquino

Cristiana Dias

Público-alvo

Fotógrafos com produção de caráter autoral, artistas plásticos, curadores, professores e pesquisadores do campo da imagem.

Cronograma

Eixo I : Fabiana Bruno- Pensar a Imagem- conduzirá leituras transversais de textos seminais sobre a fotografia que serão referência para se discutir o estado da fotografia contemporânea e suas possibilidades atuais de produção e de recepção crítica, tendo como perspectiva a Arte Contemporânea.

Data : 11 à 14 de julho
Horário : 9:30 às 12:30 e 14:00 às 17:00

Eixo II : Eder Chiodetto -Pensar com a Imagem-, através de eixos estruturantes orquestrados a partir da intersecção de pontos como o conteúdo central, oferecerá um programa com base teórica e experiencial que qualifica a formação sobre o conhecimento subjacente ao pensamento e à imagem, além de prover o participante para interagir com a gestação de projetos autorais.

Data : 21 e 22 de Julho
24 e 25 de Julho
Horário : 9:30 à 12:30 e 14:00 às 17:00

Eixo III- Jean-Michel Bouhours -construir/desdobrar imagens - partirá das questões levantadas no módulo anterior para mostrar obras de fotógrafos de destaque no cenário mundial, para em seguida atuar com a produção dos fotógrafos participantes da oficina, discutindo edição, estratégias narrativas e conceitos do ensaio fotográfico e desenvolvimento de projeto para uma curadoria fotográfica.

Data : 26 de julho
Horário: 9:30 às 12:30 e 19:00 às 21:00
27 de julho
Horário: 9:30 às 12:30 e 14:30 às 16:30

Tradução : Francês / Português

Ministrado por

FABIANA BRUNO possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e mestrado e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003/2009). É pós-doutora pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e atualmente pesquisadora pós-doc do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp com projeto de pesquisa apoiado pela CAPES. Tem experiência na área de pesquisa e docência em Comunicação, Antropologia da Imagem, fotografia e Multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da comunicação; antropologia da imagem (visual), fotografia, comunicação multimídia e jornalismo. É pesquisadora e coordenadora do La´Grima - Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem, no Departamento de Antropologia do IFCH - Unicamp.

EDER CHIODETTO é curador especializado em fotografia, com mais de 70 exposições realizadas nos últimos 10 anos no Brasil e no exterior.
Mestre em Comunicação e Artes pela ECA/USP, jornalista, fotógrafo, curador independente e autor dos livros O Lugar do Escritor (Cosac Naify), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc), Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô/Funarte), entre vários outros. Nos últimos anos tem realizado a organização e edição de livros de importantes fotógrafos como Luiz Braga, German Lorca, Criatiano Mascaro, Araquém Alcântara e Ana Nitzan, entre outros. É curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006.
Realizou a curadoria de importantes mostras tais como Olhar e Fingir – Fotografias da Coleção Auer (MAM-SP, 2009); A Invenção de um Mundo – Acervo da Maison Europeénne de la Photographie (Itaú Cultural, 2009); Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Sesc Belenzinho, 2011) e O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira (Maison Europeénne de la Photographie, Paris, 2012), Mytologies (Shisheido Galery, Tóqui, 2012), Poder Provisório (MAM-SP, 2014), entre outras.
Chiodetto atua também como consultor de importantes prêmios internacionais tais como Prix Pictet, Paul Huf Award, Talent FOAM, Lens Culture, Joop Swart Master Class World Press Photo e Photoville/Fence.
Desde 2011 Chiodetto coordena o Ateliê Fotô, espaço de encontro dos Grupos de Estudos e Criação em Fotografia, orientando o trabalho de mais de 60 fotógrafos por semana.

JEAN-MICHEL BOUHOURS é curador , historiador de arte e cineasta experimental francês. Autor de filmes experimentais e de vários livros sobre arte.
Especialidades: artes visuais do século XX. Fauvismo, Surrealismo, vanguardas históricas, arte contemporânea e imagens em movimento.
Atualmente é chefe do departamento de coleções modernas do Museu Nacional de Arte Moderna ( Centre George Pompidou de Paris). Ele liderou e dirigiu o Museu Nacional New Monaco 2003-2008.
Apoio :

IFB (1)

Incentivo:

28-04-15-assinatura-institucional-colorido-policromia-01

 


Formulário de pré-inscrição

Pré-inscriçã Curso de Curadoria Fotográfica – Ano III.


  1. Esta pré-inscrição não garante sua vaga no curso, a qual só será garantida mediante efetivação da matrícula;
  2. O 3emeio se reserva o direito de adiar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de participantes, cabendo ao 3emeio o reembolso integral do valor investido em caso de cancelamento;
  3. O aluno que abandonar o curso após não cumprimento de toda carga horária não será ressarcido do valor investido;
  4. O cancelamento da matrícula com até 15 dias antes de seu início, receberá reembolso ou estorno integral do pagamento efetuado.
  5. Entre 15 dias e 48 horas antes do início do curso, o reembolso será de 50% do valor pago.
  6. Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso não haverá restituição, podendo ser possível a indicação de outro aluno em seu lugar.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (81) 3040-2225 ou pelo e-mail contato@3emeio.com.br (Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h).