Fórum do Movimento das Imagens

Por Moacir dos Anjos ( PE ) - Philippe- Alain Michaud ( FR) - Yann Beauvais ( FR )


Descrição do curso
Compartilhe


CAIXA Cultural apresenta O Fórum do Movimento das Imagens, realização 3emeio, patrocínio da CAIXA e Governo Federal. Apoio da Fundação Joaquim Nabuco e Instituto Francês do Brasil no Recife.
O Fórum do Movimento das Imagens acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de maio, na Caixa Cultural  Recife. O Fórum será um espaço para projeções e debates, com foco principalmente em práticas cinematográficas livres como o cinema experimental e vídeo-arte.

A curadoria contará com a projeção de importantes obras de coleções propostas por Philippe Alain Michaud- FR e Moacir dos Anjos- PE, assim como o programa de obras sob a curadoria de Yann Beauvais - FR, os três dias serão seguidos de debate com o  Yann Beauvais, sobre conceitos cinematográficos e a produção artística contemporânea.

Local

Caixa Cultural (sala multimídia) – Rua Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife.

Conteúdo

O Fórum do Movimento das Imagens será um espaço para projeções e debates de cinema experimental e video-arte, com curadoria de trabalhos das coleções de renomadas instituições. As três mostras contarão com apresentações de trabalhos que incidem sobre a diversidade das práticas cinematográficas, serão organizados entre Moacir dos Anjos, curador e coordenador do Departamento de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco, Philippe Alain Michaud, curador das coleções de cinemado MNAM , e Yann Beauvais, para promover os intercâmbios nesta área. A primeira mostra terá curadoria de Moacir do Anjos baseada na coleção do Departamento de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco, A segunda mostra com curadoria de Philippe Alain Michaud do acervo das coleções de cinema do Museu Nacional de Arte Moderna Centre Georges Pompidou. A terceira mostra com curadoria do cineativista, crítico e produtor independente Yann Beauvais realiza a mostra“Videoarte e Cinema Experimental”, recheada de filmes conceituais. Após as sessões de cada mostra, Yann Beauvais comandará debates junto à plateia, identificando algum desses conceitos inspirados a partir de conceitos cinematográficos do filósofo francês Gilles Deleuze, como : espaço- qualquer, ritornelo (diferença e repetição), disnarrativo, controlo, luz, movimento e velocidade. O principal propósito deste Fórum é torná-lo um instrumento de reflexão sobre a produção artística contemporânea, destacando as semelhanças e divergências existentes entre os usos dos filmes, seja instalações ou outras propostas que não exigem necessariamente a sala de cinema, mas que fazem parte deste movimento.

Público-alvo

Faixa etária : A partir de 18 anos.
Estudantes e profissionais das artes plásticas e cinema, curadores, críticos de cinema, jornalistas e interessados em cinema, artes plásticas e estética.

Cronograma

Horário : 19:30

Dia 25 :

Estréia filme experimental :Anabelle Yolle, Folia, ( Brasil/ França 2016, 21’)
Coprodução Brasil e França, parceria École Nationale Supérieure d'Arts Paris - Cergy e 3emeio Cultura em Movimento.

Filmes da coleção da FUNDAJ, curadoria Moacir dos Anjos

Programa 1 : Metáfora da Linha

Paulo Bruscky, A Dança das partituras, ( Brasil, 1982, 1’ )
Paulo Bruscky, Registros, ( Brasil, 1979, 4’ )
Dennis Oppenheim, A Feedback Situation, ( EUA, 1971, 3’02’’ )
Letícia Parente, Marca registrada, ( Brasil, 1974, 8’ )
Wiliam Kentridge, Automatic Writing , ( África do Sul, 2003, 2’38” )
Jonathas de Andrade, Pacífico, ( Brasil,2010, 12’ )
Gordon Matta-Clark, Splitting, ( EUA, 1974, 10’50” )

Programa 2 : Movimentos de corpos

Ana Mendieta, Untitled (Chicken Piece, shot #2),  ( Cuba/ EUA, 1972, 2’57” )
Ana Mendieta Body Tracks (Blood Sign) ,  (Cuba /EUA, 1974, 1’ )
Berna Reale, Palomo, ( Brasil, 2012, 3’ )
Berna Reale, Imunidade, (Brasil, 2013, 3’ )
Rodrigo Braga, Casulo,  ( Brasil, 2010, 6’03” )
Francis Alys, El Gringo, ( Belgica, 2003, 4’12” )
John Baldessari, I am Making Art,( EUA, 1971, 18’40” )

Debate: Yann Beauvais

DIA 26

Filmes da coleção do MNAM, curadoria de Philippe Alain-Michaud

O sagrado 1 – Figura, desmembramento

Andre Deed, Cretinetti, Che bello ! (Itália, 1909, 10’)
Jack Smith, Flaming Creatures, (EUA, 1963, 42’)
Stan VanDerbeck, AchooMr Keroochev, (EUA, 1959, 1'30)
Martin Arnold, Pièce touchée, (Áustria, 1989, 15’)

O sagrado 2 : O lugar, a circunscisão

Rose Lowder, Qui proquo, (França, 1992 13')
Valérie Jouve, Grand littoral, (França, 2003, 20’)
Danielle Valet Kleiner, Acértate mas, (França, 2015 16')
Mike Hoolboom, Scrapbook ,(Canada, 2015 18')

Debate : Yann Beauvais

Dia 27

Filmes da coleção Light Cone, Curadoria Yann Beauvais

Programa 1 : Corpo em trânsito.

Paolo Gioli, Natura Obscura, ( Itália, 2013, 8 ’ )
Abigail Child, Elsa merdelamerdelamer ,( EUA, 2013, 3’30)
Damir Ocko, T.K, (Sérvia, 2014, 19’30 )
Ryan Trecartin, K.CorealNC.K, ( EUA, 2009, 33’)

Programa 2 : Olhares digitais

L, Jacques Perconte, L , ( França, 2014 16' )
Malcom LeGrice, Finiti, ( Inglaterra, 2012, 52’ )

Debate : Yann Beauvais

Ministrado por

Moacir dos Anjos

Doutor em Economia - University College London (1994). É Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990 e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará desde 2013. Foi Diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães entre 2001 e 2006 e Pesquisador Visitante no grupo de pesquisa TrAIN - Transnational Art, Identity and Nation, na University of the Arts, em Londres, entre 2008 e 2009. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, arte e política, cultura contemporânea e globalização.Foi curador
da 29a Bienal de São Paulo (2010).

Philippe- Alain Michaud

Philippe-Alain Michaud é crítico e historiador de artes visuais, especializado em pesquisas sobre as diversas formas de cinema. É curador da coleção de filmes do Museu Nacional de Arte Moderna no Centre Georges Pompidou, em Paris. Foi o curator do departement do filme do musuu do Louvres por 10 anos. É autor de ensaios, livros e catálogos de exposições sobre cinema, arte moderna e contemporânea, tais como "Pyrotechnies: une histoire du cinema incendiare", "Sketches: Histoire de l’art, cinema", "Le Mouvement des images" e "Tapis volants". Este livro foi a primeira publicação sobre a obra de Aby Warburg em francês e "Warburg e a imagem em movimento", publicado
na coleção Artefíssil.

Yann Beauvais

Curador e debatedor

Cineasta, crítico e curador independente. Fundador do Light Cone, a mais importante cooperativa europeia de difusão do cinema experimental, ensinou estética e história do cinema experimental no Studio Le Fresnoy, na Universidade Paris 3 – Sorbonne Nouvelle e na Universidade da Flórida. Foi conservador e programador na American Center, produtor no Centro Nacional de Arte e Cultura Georges-Pompidou, no Museu de Arte Moderna de Paris e na Galeria Nacional do Jeu de Paume. Desde 2011, Yann Beauvais mora no Recife. Uma nova mostra de seus filmes será realizada, no Centro Georges Pompidou, em Paris.
Co-fundador espaço BCUBICO no Recife (2011).


Formulário de pré-inscrição

Pré-inscriçã Fórum do Movimento das Imagens.


  1. Esta pré-inscrição não garante sua vaga no curso, a qual só será garantida mediante efetivação da matrícula;
  2. O 3emeio se reserva o direito de adiar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de participantes, cabendo ao 3emeio o reembolso integral do valor investido em caso de cancelamento;
  3. O aluno que abandonar o curso após não cumprimento de toda carga horária não será ressarcido do valor investido;
  4. O cancelamento da matrícula com até 15 dias antes de seu início, receberá reembolso ou estorno integral do pagamento efetuado.
  5. Entre 15 dias e 48 horas antes do início do curso, o reembolso será de 50% do valor pago.
  6. Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso não haverá restituição, podendo ser possível a indicação de outro aluno em seu lugar.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (81) 3040-2225 ou pelo e-mail contato@3emeio.com.br (Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h).