Games no Brasil

Por Fabio Cesnik, Felipe G. De Souza, Guilherme Carboni , Gilberto Toscano, Felipe Cabral da Silva e Fernando Moraes Quintino.


Descrição do curso
Panorama do mercado, financiamento e questões legais.
Compartilhe


O curso Games no Brasil busca traçar esse panorama do mercado de games, indicar possibilidades de financiamento ainda pouco utilizadas, além de questões legais - contratuais e direitos autorais.

Local

Rua Desembargador Edmundo Jordão, 262. Tamarineira - Recife- PE

Conteúdo

O setor de games é um dos ramos do entretenimento que mais cresce no mundo. Com vendas duas vezes maiores do que a indústria fonográfica e taxa de crescimento de 7,2% ao ano, o setor faturou em 2010 o total de 43 bilhões de dólares, chegando  a 57 bilhões em 2012. Estima-se que em 2015 o setor faturará 81 bilhões de dólares. Desse total 3 bilhões de dólares é a receita arrecadada no Brasil nesse mercado, sendo a maior fração de consumo de produtos importados.

O baixo market share se refere ao ainda incipiente momento de desenvolvimento desse mercado e da profissionalização das empresas do setor, que segundo pesquisa realizada pelo BNDES tem baixo conhecimento das questões legais que cercam o universo dos games, bem como sobre o funcionamento dessa indústria no mundo.

Máximo de 20 alunos em sala.
Ambiente propício para networking e geração de negócios colaborativos.
Certificado de conclusão.

Público-alvo

estudantes, interessados e profissionais do setor de games.

Cronograma

Quando : 8,10 e 11 de junho e 15,17 e 18 de junho. ( Seg, Qua e Qui)
Horário : 18:00 às 22:00
Carga horária : 24 horas

8 de junho de 2015
AULA 1 | Panorama geral do mercado de games: números de mercado e apresentação do conjunto das questões legais
Com Fabio Cesnik

10 de junho de 2015
AULA 2 | Leis de incentivo para games: como usar, estrutura de apresentacao de projetos, enquadramento etc.
Com Felipe Gabriades

11 de junho de 2015
AULA 3 | Princípios de propriedade intelectual no mercado de game: direitos autorais e marca
Com Guilherme Carboni

15 de junho de 2015
AULA 4 | Contratos: questões especificas do setor audiovisual e alguns padrões do mercado de games
Com Gilberto Toscano

17 de Junho de 2015
AULA 5 | Tributação dos contratos de prestação de serviços e cessão de direitos autorais; Cadeia de produção dos games, subcontratações e créditos tributários ; Aspectos cambiais sensíveis nas operações internacionais
Com Felipe Cabral da Silva

18 de junho de 2015
AULA 6 | Modelos de negócios e formatos empresariais.
Com Fernando Moraes Quintino

Ministrado por

FÁBIO DE SÁ CESNIK

Sócio Diretor da Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, escritório especializado em consultoria a negócios e ações voltadas às áreas do entretenimento, da cultura, do esporte e do terceiro setor, com atuação junto a importantes clientes de diversos segmentos, em especial, na área musical, audiovisual, de artes cênicas, das artes plásticas, publicitária, realizando, inclusive,
assessoria à iniciativa privada para investimentos em entretenimento, cultura e terceiro setor.

- Bacharel em Direito e Ciências Jurídicas pela Faculdade de
Direito da Universidade de São Paulo (USP) . Co-autor do livro "Projetos Culturais: Elaboração, Administração, Aspectos Legais e Busca de Patrocínio", na quarta edição pela Editora Escrituras e do livro "Globalização da Cultura", pela Editora Manole.

- Autor do livro "Guia do Incentivo à Cultura", pela Editora Manole.

- Co-autor do livro “Incentivos Fiscais para Produção e Co-Produção Audiovisual na Ibero-America, Canadá e Estados Unidos” pela LACT(Latin American Training Center) e EGEDA

- Presidente da Comissão de Mídia e Entretenimento do Instituto dos advogados de SP (IASP).

- Presidente da Comissão de Direito Autoral, imaterial e Entretenimento da OAB do Rio de Janeiro.

- Coordenador do curso Financiamento à Cultura no Brasil pelo Cemec.

FELIPE G. DE SOUZA

Advogado do escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, atuante na área de Incentivo Fiscal à Cultura. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

GILBERTO TOSCANO DE BRITO

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo e com pós-graduação em Direito do Entretenimento pela Escola Superior de Direito da OAB, Gilberto Toscano é palestrante e mediador em eventos como Rio Content Market, NYC Kidscreen, ABTA, Fórum Brasil TV e Filmcup. Gerente da equipe audiovisual no escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados em São Paulo e, anteriormente, business e legal affairs da O2 Filmes, Gilberto assessora programadoras, produtoras, distribuidoras e outros agentes do mercado audiovisual.

GUILHERME CARBONI

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP, Graduação em Comunicação Social pela ESPM-SP e Pós-Graduação em Sociologia do Direito pela Università Degli Studi di Milano, Itália. É Mestre e Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP e Pós Doutor pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. É professor do Curso de Pós Graduação stricto sensu da ECA-USP, na disciplina “Autoria e Direitos: uma Prospectiva para o Mediaverso Digital” e pesquisador do COLABOR - Laboratório Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais, vinculado à ECA-USP. Autor dos livros “Direito de Autor na Multimídia”, “Função Social do Direito de Autor” e “Direito Autoral e Autoria Colaborativa na Economia da Informação em Rede”, além de diversos artigos sobre Direitos Autorais. É advogado atuante na área da Propriedade Intelectual, atendendo a diversas empresas na área de cultura, comunicação, mídia, entretenimento e tecnologia, além de instituições, produtores e artistas.ernando Moraes Quintino da Silva

FERNANDO MORAES QUINTINO DA SILVA

Sócio fundador do escritório, assessora empresas nacionais e estrangeiras com atuação nas áreas do entretenimento, produção cultural e audiovisual, é especialista em direito do terceiro setor com atuação profissional voltada a associações, institutos e fundações nacionais e internacionais com atuação nas áreas de cultura, esporte, educação, assistência social, saúde, acessibilidade, meio ambiente, desenvolvimento social e comunitário.
Cursou pedagogia social pela Universidade de Siegen – Alemanha entre 2007 e 2009 e participou de workshops em desenvolvimento sustentável promovidos pelo TNS – The Natural Step em Estocolomo – Suécia no período de 2006 a 2008.
Formado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1995, é autor de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas em direito do terceiro setor, palestrante de cursos voltados ao terceiro setor, direito societário e direito empresarial, co-autor do livro Administração em Saúde publicado pela Editora Doc em 2010.
Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 1996 e membro da Associação dos Advogados de São Paulo desde 1996

FELIPE CABRAL E SILVA

Sócio fundador e advogado do escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados


Formulário de pré-inscrição

Pré-inscriçã Games no Brasil.


  1. Esta pré-inscrição não garante sua vaga no curso, a qual só será garantida mediante efetivação da matrícula;
  2. O 3emeio se reserva o direito de adiar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de participantes, cabendo ao 3emeio o reembolso integral do valor investido em caso de cancelamento;
  3. O aluno que abandonar o curso após não cumprimento de toda carga horária não será ressarcido do valor investido;
  4. O cancelamento da matrícula com até 15 dias antes de seu início, receberá reembolso ou estorno integral do pagamento efetuado.
  5. Entre 15 dias e 48 horas antes do início do curso, o reembolso será de 50% do valor pago.
  6. Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso não haverá restituição, podendo ser possível a indicação de outro aluno em seu lugar.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (81) 3040-2225 ou pelo e-mail contato@3emeio.com.br (Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h).