Curso de Curadoria fotográfica, Novos critérios para um discurso atual Ano I.

Por Éder Chiodetto | Cristiana Tejo


Descrição do curso
Criação de ensaios fotográficos sob a luz da contemporaneidade, da história da arte e da fotografia, e a relação da fotografia com as artes plásticas.
Compartilhe


O 3emeio abre vagas para o Curso de "Curadoria Fotográfica, Novos critérios para um discurso atual", ministrado renomados curadores : Éder Chiodetto e Cristiana Tejo. O curso é gratuito! Para concorrer é preciso enviar o portfólio e/ou currículo para o email portfolio@3emeio.com.br. O material será analisado e os selecionados serão contatados. Disponibilidade de 20 vagas para o curso.

Local

Conteúdo

O Curso será dividido em dois módulos;

1- Curso de curadoria da fotografia contemporânea- por Éder Chiodetto

Possibilitar aos participantes do curso um instrumental que lhes permita criar parâmetros para elaborar conceitos e estratégias estéticas que possibilitem a criação de ensaios fotográficos sob a luz da contemporaneidade, da história da arte e da fotografia. Uma abordagem sobre a atividade do curador de arte será um auxiliar que deverá nortear as ações dos participantes.

Objetivo geral: Dar ao participante um amplo painel acerca do atual estágio da fotografia tanto no campo documental quanto na sua inserção no circuito de arte contemporânea com o intuito de fornecer subsídios para suas produções de caráter autoral.

Objetivos específicos:

– estimular o uso da fotografia como potência de reflexão sobre o mundo

– Dar noções sobre edição, suporte, cópia e acabamento de um projeto autoral em fotografia.

– estudo dos processos que envolvem uma curadoria

– Desenvolvimento de ao menos um projeto de ensaio fotográfico durante o curso

2- Fotografia artística: possibilidades de fazer e de pensar- por Cristiana Tejo

O curso que abordará a relação entre fotografia e artes plásticas, com especial ênfase nos século XX e XXI. Busca-se em especial observar as influências mútuas entre os dois campos e suas possibilidades atuais de produção e de recepção crítica, tendo como perspectiva a Arte Contemporânea.

–        Os primórdios da fotografia e seu lugar social;

–        Arte e Sociedade no século XIX;

–        A emergência do cinema e a ressignificação da fotografia e da pintura;

–        Vanguardas históricas e experimentações com a imagem;

–        Fotografia como arte. Fotografia na arte.

O intuito é fornecer aos alunos ferramentas teóricas e repertório visual para a compreensão  do uso da fotografia na Arte Contemporânea, que difere da produção e da recepção da imagem no campo da fotografia. Portanto, torna-se imprescindível fomentar a reflexão sobre o ato fotográfico por meio de operações artísticas. Estimular o desenvolvimento de conceitos para embasar os procedimentos artísticos.  Propiciar uma vivência criativa por meio de uma visualidade expandida.

 Patrocínio:

Público-alvo

Fotógrafos profissionais, fotógrafos amadores avançados, artistas plásticos, interessados em pesquisa e curadoria de fotografia.

**Já foi divulgado a lista de selecionados no nosso facebook!

Cronograma

Éder Chiodetto;
11/ 04/14 (sexta) Horas: 14:00-18:00
12/04/14 (sábado) Horas: 9:00-13:00/ 14:30-18:30
25/04/14 (sexta) Horas: 14:00-18:00
26/04/14 (sábado) Horas: 9:00-13:00/ 14:30-18:30
(sextas de tarde, sábados de manhã)

Carga Horária 24 horas presenciais e 6 horas auxílio internet.
Cristiana Tejo;
06/05/14 (terça)
07/05/14 (quarta)
08/05/14 (quinta)
20/05/14 (terça)
21/05/14 (quarta)
22/05/14 (quinta)
Horário: 14:00 - 18:00
Carga Horária 24 horas presenciais e 6 horas auxílio internet.

Ministrado por

Eder Chiodetto é mestre em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, jornalista, fotógrafo, curador independente e crítico de fotografia. É autor do livro O Lugar do Escritor (Cosac Naify), um dos vencedores do prêmio Jabuti 2004 e coordenador editorial da coleção “Fotoportátil” (Cosac Naify), entre outros títulos. Atua como curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP e realiza projetos autorais de curadoria para diversas instituições.
Atuou como repórter-fotográfico (1991-1995), editor (1995-2004) e crítico de fotografia (1996-2010) no jornal Folha de S.Paulo.
Como docente ministrou aulas na Universidade Metodista de São Paulo e na Faculdade de Fotografia do Senac-SP entre 2005 e 2010.
Em 2009 foi eleito o melhor curador de fotografia do país em eleição realizada pela revista Clix/Fotosite.
Realiza desde 2004 curadorias em diversas instituições e galerias pelo país e no exterior.
Mantém em seu atelier em São Paulo desde fevereiro de 2011, encontros semanais de três Grupos de Estudos e Criação em Fotografia, com foco na orientação de trabalhos autorais de 48 fotógrafos.

Cristiana Tejo é curadora independente, doutoranda em Sociologia (UFPE) e co-fundadora do Espaço Fonte – Centro de Investigação em Arte. É curadora do Projeto Made in Mirrors, que envolve intercâmbio entre artistas do Brasil, China, Egito e Holanda. Foi coordenadora-geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco (janeiro de 2009 – outubro de 2011) e co-curadora do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM – SP (2011), juntamente com Cauê Alves. Foi Diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (2007- 2008), curadora de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco (2002-2006), Curadora do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2005-2006), Curadora visitante da Torre Malakoff (2003 – 2006) e curadora do 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (2004-2005). Foi curadora da Sala Especial de Paulo Bruscky na X Bienal de Havana (Cuba, 2009), co-curou Brazilian Summer Show – Art & the City (Museu Het Domein, Holanda, 2009) juntamente com Roel Arkenstein, Futuro do Presente (Itaú Cultural, 2007) com Agnaldo Farias e Art doesn´t deliver us from anything at all (ACC Galerie, Weimar, 2006) juntamente com Clio Bugel, Charlote Siedel, Paz Aburto e Frank Motz. Participou de diversas comissões de seleção e de premiação, entre elas: Solo Projects – Focus Latin America (ARCO, Madri, 2013), Rumos Artes Visuais da Argentina (como júri internacional, em Buenos Aires, Argentina, 2011), Salão de Goiás, Salão Arte Pará e do Programa BNB Cultural, entre outras. Publicou Paulo Bruscky – Arte em todos os sentidos (2009) e Panorama do Pensamento Emergente (2011). Vive e trabalha no Recife.


Formulário de pré-inscrição

Pré-inscriçã Curso de Curadoria fotográfica, Novos critérios para um discurso atual Ano I..


  1. Esta pré-inscrição não garante sua vaga no curso, a qual só será garantida mediante efetivação da matrícula;
  2. O 3emeio se reserva o direito de adiar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de participantes, cabendo ao 3emeio o reembolso integral do valor investido em caso de cancelamento;
  3. O aluno que abandonar o curso após não cumprimento de toda carga horária não será ressarcido do valor investido;
  4. O cancelamento da matrícula com até 15 dias antes de seu início, receberá reembolso ou estorno integral do pagamento efetuado.
  5. Entre 15 dias e 48 horas antes do início do curso, o reembolso será de 50% do valor pago.
  6. Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso não haverá restituição, podendo ser possível a indicação de outro aluno em seu lugar.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (81) 3040-2225 ou pelo e-mail contato@3emeio.com.br (Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h).