Oficina História em Quadrinhos – Mangá, Heróis e Vilões

Por Pedro Ponzo


Descrição do curso
Prática da produção e publicação de uma história em quadrinhos através do desenho, da escrita e da narrativa visual, culminando em uma publicação artesanal e independente.
Compartilhe


1- Desenvolver no educando a consciência da utilização de determinados elementos estéticos na criação de heróis e vilões, bem como sua associação com ideias contidas em textos escritos.
2- Refinar a percepção e a composição de detalhes significativos e suas associações a conceitos inerentes ao personagem.

Local

Conteúdo

O conteúdo da “Oficina de Quadrinhos” de divide em dois módulos: Histórias em Quadrinhos e Edição de Fanzine.

Todo o material utilizado será promovido pelo curso. 

O conteúdo da “Oficina de Quadrinhos- Mangá, Heróis e Vilões” é uma síntese de diversos conceitos fundamentais da criação de personagens, e aborda conhecimentos e competências relacionados, desde a estrutura das narrativas clássicas até técnicas de acabamento gráfico digital. Essa síntese se dará em quatro aulas de três horas, totalizando 12 horas-aula.

Aula 1: Introdução às narrativas heróicas. Nessa aula será abordada a estrutura inerente às narrativas heroicas, de forma simplificada, bem como descritos os papéis dramáticos principais e recorrentes no gênero dos mangás. Serão utilizadas diversas referências visuais para enriquecer a exemplificação. Prática: Criação de sinopse. A partir de um gênero narrativo, criar uma sinopse concisa de 5 a 20 linhas da história de onde o protagonista (herói) e o antagonista (vilão) serão desenvolvidos. Essa sinopse deverá conter uma descrição resumida das características cruciais de ambos os personagens.

Aula 2: O Herói. Nessa aula será aprofundado o conceito-base de herói e sua função nas narrativas, bem como diversos conceitos derivados, mistos e específicos de heróis, abordados de forma ao mesmo tempo ampla e simplificada, com auxílio de slides. Prática: Cada aluno, a partir de sua própria sinopse realizada na aula anterior, irá desenhar seu protagonista ou herói. A partir de alguns estereótipos dos mangás, serão utilizados como referências diversos diagramas anatômicos masculinos e femininos, de forma a facilitar a construção da figura. Será dada uma orientação personalizada de acordo com as facilidades e limitações de cada um.

Aula 3: O Vilão. Nessa aula será aprofundado o conceito-base de vilão e sua função nas narrativas, bem como diversos conceitos derivados, mistos e específicos de vilões, abordados de forma ao mesmo tempo ampla e simplificada, com auxílio de slides. Prática: Cada aluno, a partir da sinopse de um colega (a ser escolhido por afinidade ou sorteio), irá desenhar um antagonista ou vilão. A partir de alguns estereótipos dos mangás, serão utilizados como referências diversos diagramas anatômicos masculinos e femininos, de forma a facilitar a construção da figura. Será dada uma orientação personalizada de acordo com as facilidades e limitações de cada um.

Aula 4: Acabamento. Nessa aula será feita uma revisão geral de todos os trabalhos realizados, as sinopses, os heróis e os vilões, e será dedicada em grande parte ao acabamento, correção e finalização dos textos e desenhos. Será sugestionada uma colaboração mútua entre os alunos. Serão selecionados os desenhos para a exposição e conteúdo do catálogo.

Metodologia:

A metodologia tem base construtivista, pois toma como ponto de partida a bagagem cultural de cada aluno, desenvolvendo as habilidades de acordo com as facilidades e limitações particulares de cada um. Como estrutura pedagógica utiliza-se a triangulação de Ana Mae Barbosa, correlacionando apreciação, contextualização histórica e prática artística. Dessa forma, o educando se torna agente de sua própria cultura.

Avaliação:

O sistema de avaliação é contínuo, desde o primeiro contato com a turma até o encerramento, e tomará como referência diversos aspectos que vão além das competências artísticas, como participação, comportamento, pontualidade, assiduidade. Será exercitada a autocrítica, bem como a apreciação do trabalho dos colegas, de modo a estimular a troca de conhecimentos. A cada aula será feito um relatório parcial. Após a oficina será realizado um relatório geral oficina e uma consideração individual sobre cada aluno.

Encerramento:

No final da oficina será editado um catálogo. Será montada uma exposição reunindo o melhor da produção geral, ocasião em que também o lcatálogo será distribuído para os convidados. Todos os passos, da produção, montagem, exposição e lançamento serão devidamente documentados.

Possibilidades de Desdobramento:

A “Oficina de Mangá – Heróis e Vilões” oferece uma série de possíveis desdobramentos, entre eles: Oficina de Quadrinhos, Oficina de Pintura em Aquarela, Oficina de Ilustração.

Público-alvo

Estudantes interessados em desenho.
Idade: 8 a 13 anos

Cronograma

Datas:
Aulas de 3 horas, 2 vezes por semana, das 14:00 às 17:00
21, 22, 28 e 29 de maio de 2014
Será realizado uma pequena mostra com as obras dos alunos criadas em sala de aula, aberto à todos os convidados e interessados.
30 de maio (terça)- 14:00 às 17:00
Carga horária de 12 horas

Ministrado por

Pedro Ponzo. licenciado em Artes Plásticas pela UFPE, professor de quatro cursos de extensão da UFPE “Histórias em Quadrinhos”, animador cultural, professor particular de desenho, mangá e quadrinhos, professor de Artes do Colégio Pontual. Ilustrador e autor de quadrinhos profissional desde 2004.
Se profissionalizou em Paris-França na escola Profissional em Bande Dessinée (HQs francesas), ministrado pelo autor da famosa série Aldebaran, Luís Oliveira (LEO), e possui vasta experiência como ilustrador profissional, com artes em livros, revistas e ações governamentais.


Formulário de pré-inscrição

Pré-inscriçã Oficina História em Quadrinhos – Mangá, Heróis e Vilões.


  1. Esta pré-inscrição não garante sua vaga no curso, a qual só será garantida mediante efetivação da matrícula;
  2. O 3emeio se reserva o direito de adiar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de participantes, cabendo ao 3emeio o reembolso integral do valor investido em caso de cancelamento;
  3. O aluno que abandonar o curso após não cumprimento de toda carga horária não será ressarcido do valor investido;
  4. O cancelamento da matrícula com até 15 dias antes de seu início, receberá reembolso ou estorno integral do pagamento efetuado.
  5. Entre 15 dias e 48 horas antes do início do curso, o reembolso será de 50% do valor pago.
  6. Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso não haverá restituição, podendo ser possível a indicação de outro aluno em seu lugar.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (81) 3040-2225 ou pelo e-mail contato@3emeio.com.br (Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h).