Filosofia contemporânea da arte

Por Felipe Campello


Descrição do curso
Panorama sobre as principais questões do atual debate sobre filosofia da arte, conjugando exemplos e interpretações sobre a arte na contemporaneidade.
Compartilhe


O curso oferece um panorama sobre algumas das principais questões do atual debate sobre filosofia da arte, conjugando exemplos e as interpretações sobre a arte na discussão contemporânea.

Local

Conteúdo

Serão apresentados, durante quatro encontros, alguns dos principais temas encontrados no atual debate filosófico sobre a arte, compreendendo tópicos como indústria cultural, estética e política, arte e psicanálise e o tema do fim da arte. A partir da conjugação desses temas e exemplos da arte contemporânea, serão discutidas as contribuições de autores como Hegel, Adorno, Jacques Rancière, Giorgio Agamben, Lacan e Arthur Danto – problematizando, com diferentes nuances, a própria questão do que é a arte e seu lugar hoje na sociedade, como também ampliando a reflexão sobre a dimensão estética para além da arte.

Tópicos

  1. Indústria Cultural e “desartificação” da arte
  2. Estética e política: A ampliação da questão estética.
  3. Arte e psicanálise
  4. Desconstrução e fim da arte: O lugar da arte na atualidade.

Público-alvo

Interessados(as) em Filosofia, arte e estudantes.

Cronograma

Carga horária: 8 horas
Datas: 2, 9, 16 e 23 de abril de 2014.
Horário: 19:30 as 21:30

Ministrado por

Filipe Campello é doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt com uma tese sobre a relação entre política e afetos. Obteve o mestrado em Filosofia pela PUC-RS e a graduação também em Filosofia pela UFPE. Participou também de projetos de pesquisa em filosofia política, no grupo de estudos em teoria crítica no Instituto de Pesquisas Sociais em Frankfurt, além da participação em diversos eventos internacionais. Tem publicações no Brasil e no exterior sobre temas como natureza humana, subjetividade, teoria crítica e idealismo alemão. Dentre elas, destacam-se: “A ambivalência do desejo” (In: “Natureza em Hegel”); “Axel Honneth y la renovación de la Teoría Crítica” (In: “Dialogos de teoria critica contemporanea”); “Love, Society and Agape: An Interview with Axel Honneth” (In “European Journal of Social Theory“).


Formulário de pré-inscrição

Pré-inscriçã Filosofia contemporânea da arte.


  1. Esta pré-inscrição não garante sua vaga no curso, a qual só será garantida mediante efetivação da matrícula;
  2. O 3emeio se reserva o direito de adiar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de participantes, cabendo ao 3emeio o reembolso integral do valor investido em caso de cancelamento;
  3. O aluno que abandonar o curso após não cumprimento de toda carga horária não será ressarcido do valor investido;
  4. O cancelamento da matrícula com até 15 dias antes de seu início, receberá reembolso ou estorno integral do pagamento efetuado.
  5. Entre 15 dias e 48 horas antes do início do curso, o reembolso será de 50% do valor pago.
  6. Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso não haverá restituição, podendo ser possível a indicação de outro aluno em seu lugar.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (81) 3040-2225 ou pelo e-mail contato@3emeio.com.br (Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h).