Pequenos Músicos

Por Juliana Cantarelli


Descrição do curso
Uma oficina voltada para a experimentação e descoberta musical
Compartilhe


Local

Conteúdo

“Os sons das águas” é uma oficina voltada para a experimentação e descoberta musical. A partir de brincadeiras e jogos, vamos descobrir e apreciar os diversos sons existentes na paisagem sonora ao nosso redor, ativando assim o nosso ouvido musical pensante. Vamos também conhecer canções relacionadas às diferentes águas da natureza: rio, mar, chuva, cachoeira; e, acrescentando à nossa iniciação musical, conheceremos e experimentaremos diversos instrumentos musicais, descobrindo que a música pode ser feita a partir de qualquer material. Desta forma, trabalharemos conteúdos musicais – escala, timbres, grave x agudo, forte x suave, staccato x legato, etc. – e exercícios fonoarticulatórios de maneira lúdica e divertida. Como conclusão, construiremos um instrumento musical a partir de materiais reciclados para levarmos para casa um pouco dos sons que reconhecemos durante a oficina.

 

DIA 1 – Apreciação e descoberta da paisagem sonora/ re-criação da paisagem sonora

DIA 2 – Sons dos mares: canções, cantigas, danças, brincadeiras e instrumentos
DIA 3 – Sons dos rios: canções, cantigas, danças, brincadeiras e instrumentos

DIA 4 – Sons da chuva: canções, cantigas, danças, brincadeiras e instrumentos

DIA 5 – Construção dos instrumentos reciclados

Público-alvo

Crianças com idade entre 02 e 04 anos.

Cronograma

Dias:

15/01
20/01
22/01
27/01
29/01

Das 14h30 às 15h30

Ministrado por

Juliana Cantarelli Iniciou seus estudos de música com a professora Ilma Lira, na Escola de Artes Real do Poço, aos 4 anos. Aos sete, ingressou na escola de Música Minami, onde teve aulas de violino com a professora Aglaia Costa. Em seguida, ingressou no Conservatório Pernambucano de Música, onde teve aula com diversos professores. Atualmente, é aluna do professor Ademar Rocha. Atuou como violinista na Orquestra Suzuki, orquestra ligada ao Conservatório, dos anos 2002 a 2006. Foi integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de 2006 a 2012, sob a regência do maestro José Renato Accioly. Atua também como violinista no quarteto “Concerto para Rabeca” de Aglaia Costa, desde 2008.
Participou de diversos masterclasses com professores como Christa Rupert (República Tcheca), James Alexander (EUA) e Paulo Bosísio (RJ), além de participar de festivais, como a Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO), o Encontro de Música Antiga do CPM, a Mostra de Instrumentos Históricos da UFPE, além do congresso de Rythmes brésiliens (ritmos brasileiros) no Observatoire Musical Français, na Universidade Paris-Sorbonne em janeiro de 2013.
Estudou flauta doce com a professora Daniele Cruz, além de ser integrante do grupo Flauta de Bloco, participando de uma turnê pela França em Março de 2012. Estudou também Percussão Erudita com o professor Antônio Barreto. Participa do grupo de sinos e chimes Txaimus, ligado ao departamento de música da UFPE, sob a direção musical do professor Flávio Medeiros.
Participou do Music Alive!, programa de intercâmbio com a Universidade da West Virginia (WVU – West Virginia University, Estados Unidos), onde teve aulas de Iniciação Musical com Dr. Janet Robbins, de Etnomusicologia, Percussão e Dança Africana e Steel Drums com Dr. Michael Vercelli e de Violino com Dr. Mikylah Myers McTeer, além de integrar a WVU Symphony Orchestra (WVUSO) como violinista, sob a regência do Dr. Mitchell Arnold, no segundo semestre de 2010.
Concluiu os Níveis 1 e 2 da especialização em Orff Schulwerk pela Eastman School of Music no “Summer Course” de 2011 e 2012, sendo aluna de Jim Solomon, Karen Medley, Mary Helen Solomon e Janet Robbins, sob a direção de Dr. Donna Brink Fox.
Já participou do Projeto MAIS (UFPE), musicalizando crianças no Hospital das Clínicas e da Escolinha de Iniciação Musical e Artes do Hospital Osvaldo Cruz, ensinando flauta doce a pacientes com anemia falciforme, ambos no ano de 2009. Atuou também como estagiária na área de cordas no Conservatório Pernambucano de Música, além de monitorar o curso de Extensão em Iniciação Musical na UFPE. Monitorou também oficinas e cursos no Instituto Ricardo Brennand, em maio de 2012, e na ABA (Associação Brasil-América), em setembro de 2012.
Foi bolsista CNPq com a pesquisa “A transmissão musical na tradição popular pernambucana: o Maracatu”, tendo o trabalho premiado em 3º lugar nas área “Linguística, letras e artes”, sob orientação de Daniele Cruz.
Atualmente cursa Licenciatura em Música pela UFPE e é professora de Iniciação Musical da escola bilíngue ABA Maple Bear, de 2011 até o ano presente.


Formulário de pré-inscrição

Pré-inscriçã Pequenos Músicos.


  1. Esta pré-inscrição não garante sua vaga no curso, a qual só será garantida mediante efetivação da matrícula;
  2. O 3emeio se reserva o direito de adiar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de participantes, cabendo ao 3emeio o reembolso integral do valor investido em caso de cancelamento;
  3. O aluno que abandonar o curso após não cumprimento de toda carga horária não será ressarcido do valor investido;
  4. O cancelamento da matrícula com até 15 dias antes de seu início, receberá reembolso ou estorno integral do pagamento efetuado.
  5. Entre 15 dias e 48 horas antes do início do curso, o reembolso será de 50% do valor pago.
  6. Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso não haverá restituição, podendo ser possível a indicação de outro aluno em seu lugar.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (81) 3040-2225 ou pelo e-mail contato@3emeio.com.br (Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h).