Introdução à Música Erudita Contemporânea

Por Mateus Alves


Descrição do curso
Compartilhe


Desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e diferenciar os variados estilos presentes na música erudita do Século XX;
Propiciar a atualização de estudantes e profissionais da música;
“Abrir o ouvido” dos alunos para novas possibilidades musicais e sonoras.

Local

Conteúdo

O curso apresentará, em quatro encontros, a música erudita produzida no século XX. Considerada de alta complexidade e de difícil acesso, essa música possui poucos apreciadores quando a comparamos com a Música Clássica e Romântica, por exemplo. Sendo assim, analisando os desenvolvimentos alcançados na música do século passado, principalmente na Europa e Estados Unidos, o curso pretende abrir as portas para esse universo musical extremamente rico e variado.

Assuntos abordados:

  • O que é Música Erudita Contemporânea? O declínio da música tradicional e o surgimento de novas tendências;
  • Richard Strauss, Debussy, Bartók: o “início do fim”.
  • A Segunda Escola de Viena e o atonalismo;
  • Olivier Messiaen e a Escola de Darmstadt;
  • John Cage e o Avante-Garde americano;
  • Minimalismo e as tendências do final do século XX.

Público-alvo

Estudantes de música, músicos profissionais, amadores e apreciadores de música em geral.

Cronograma

Em breve

Ministrado por

Natural de Recife, Pernambuco, Mateus Alves iniciou sua carreira musical aos 17 anos, tocando baixo elétrico em bandas de pop e rock instrumental recifenses. Em 2008, foi selecionado para a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música como contrabaixista acústico. Desde então, participou de diversos festivais tanto de música erudita como de popular. Participou também, a partir de 2009, da Orquestra Jovem de Pernambuco (de câmara), indo a festivais internacionais como o Virtuosi, onde acompanhou diversos solistas brasileiros e estrangeiros. Em 2010, produziu seu primeiro CD com composições autorais: “Mateus Alves, Música de Câmara e Orquestral”, com apoio do Funcultura. Em 2011, iniciou o curso de Mestrado em Composição no Royal College of Music, Londres, o qual concluiu em 2013. Em Londres, também participou de festivais importantes como o London Jazz Festival 2011 e teve peças executadas em festivais como o London Festival of Contemporary Church Music 2012.


Formulário de pré-inscrição

Pré-inscriçã Introdução à Música Erudita Contemporânea.


  1. Esta pré-inscrição não garante sua vaga no curso, a qual só será garantida mediante efetivação da matrícula;
  2. O 3emeio se reserva o direito de adiar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de participantes, cabendo ao 3emeio o reembolso integral do valor investido em caso de cancelamento;
  3. O aluno que abandonar o curso após não cumprimento de toda carga horária não será ressarcido do valor investido;
  4. O cancelamento da matrícula com até 15 dias antes de seu início, receberá reembolso ou estorno integral do pagamento efetuado.
  5. Entre 15 dias e 48 horas antes do início do curso, o reembolso será de 50% do valor pago.
  6. Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso não haverá restituição, podendo ser possível a indicação de outro aluno em seu lugar.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (81) 3040-2225 ou pelo e-mail contato@3emeio.com.br (Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h).