
Seis filósofos e a atualidade de suas teorias
Por Filipe Campello
O curso oferece uma visão introdutória de seis dos principais filósofos modernos e contemporâneos (Hegel, Nietzsche, Heidegger, Adorno, Foucault e Habermas), abordando seus principais conceitos e a relevância dos seus pensamentos para a atualidade.
Local
Conteúdo
Na proposta do curso, cada encontro será dedicado a um filósofo, sendo apresentados os seus principais conceitos, bem como a contextualização do seu pensamento, suas influências e ressonâncias. Primeiramente, o pensamento de Hegel – um dos principais filósofos da modernidade – será tomado como ponto de partida para a reconstrução da filosofia contemporânea. Em seguida, será apresentada uma trajetória de reflexão desde os pensamentos de Nietzsche e Heidegger – enquanto configuram um estágio decisivo a partir da crítica à subjetividade e à metafísica – passando pela teoria crítica e teoria estética de Theodor Adorno, pela teoria do poder e do sujeito de Michel Foucault, chegando até os dias atuais com o influente e abrangente pensamento de Jürgen Habermas. Abrangendo temas como poder, linguagem e conhecimento, metafísica e pós-metafísica, subjetividade e liberdade, racionalidade e estética, o curso oferece aos participantes uma compreensão introdutória de seis dos mais importantes filósofos modernos e contemporâneos, cujos pensamentos permanecem inspiradores para refletir criticamente sobre a atualidade.
Público-alvo
Estudantes e interessados em Filosofia de maneira geral.
Cronograma
Carga horária total: 12 horas
As aulas acontecem às quartas-feiras, nas seguintes datas:
14/08
28/08
04/09
11/09
18/09
25/09
Horário: 19h30 às 21h30
Ministrado por
Filipe Campello é doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt com uma tese sobre a relação entre política e afetos. Obteve o mestrado em Filosofia pela PUC-RS e a graduação também em Filosofia pela UFPE. Participou também de projetos de pesquisa em filosofia política, no grupo de estudos em teoria crítica no Instituto de Pesquisas Sociais em Frankfurt, além da participação em diversos eventos internacionais. Tem publicações no Brasil e no exterior sobre temas como natureza humana, subjetividade, teoria crítica e idealismo alemão. Dentre elas, destacam-se: “Axel Honneth y la renovación de la Teoría Crítica” (In: “Dialogos de teoria critica contemporanea”); “A ambivalência do desejo” (In: “Natureza em Hegel”); “Love, Society and Agape: An Interview with Axel Honneth” (In “European Journal of Social Theory“); “Die Natur der Sittlichkeit: Grundlagen einer Theorie der Institutionen nach Hegel” (no prelo).